LOCAL PÉ NA AREIA para evento o casamento

IGREJINHA DO QUADRADO

AGENDAMENTOS PARA DATA E DISPONIBILIDADE PARA CASAMENTO, DIRETAMENTE COM O FREI RUI, TELEFONE +55 73 9 8131 5387

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DE MATRIMÔNIO

DIOCESE DE EUNÁPOLIS

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

TRANCOSO –  PORTO SEGURO - BAHIA

TELEFONE: (73) 3668-1857 e 3668-1223

CX. POSTAL 282 – CEP: 45.818-000

CNPJ 01532438/0012-36

 

Blog.: www.paroquiaemtrancoso.blogspot.com

 

Email: paroquiasaojoaobatista.trancoso@gmail.com

 

AOS NOIVOS QUE QUEIRAM CASAR-SE NA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA DE TRANCOSO, MORADORES DE OUTRAS CIDADES, ESTADOS, ETC.

 

PRIMEIRA PROVIDÊNCIA A SER TOMADA, CONDIÇÃO MAIS QUE NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DO MATRO, EM QUALQUER LUGAR:

 

- O Processo Matrimonial deve ser feito na Paróquia onde residem os noivos, em geral com três meses de antecedência da data desejada. Portanto, se o casal não mora e participa da Paróquia São João Batista de Trancoso – BA, eles devem dar entrada no referido processo na paróquia onde residem e pedindo transferência para a realização do Matrimônio em nossa Paróquia, tendo a devida autorização (por escrito) do Pároco. Devem mandar uma cópia de todo o Processo Matrimonial dez dias antes do casamento para fins de arquivamento nesta Paróquia.Documentos feitos em qualquer outra língua devem ser traduzidos para a Língua Portuguesa. Quaisquer dúvidas, falem com o Pároco pelo telefone (73) 3668-1857 ou email para paroquiasaojoaobatista.trancoso@gmail.com

 
 

A SEGUIR AS ORIENTAÇÕES PRÁTICAS ACERCA DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

 

1.    O QUE É O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO?

 

“A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e a geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de Sacramento, por Cristo Senhor”. (Código de Direito Canônico – cânone 1055 § 1)

Esse Sacramento de amor entre o homem e a mulher fundamenta-se na união de Cristo com a sua Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor que Cristo ama a sua Igreja, isto é, leva a perfeição o amor humano dos esposos, consolidando-os na indissolubilidade e no caminho da santidade ao qual  somos chamados.

 

2.    NORMAS INTERNAS PARA CASAMENTO NA PARÓQUIA.

 

A celebração do Matrimônio Religioso, embora deva ser uma verdadeira festa tanto para os noivos como para as suas famílias e convidados, seja, contudo, uma festa religiosa, e não com características simplesmente sociais. Tudo na celebração deve criar este ambiente festivo que convide os presentes a uma participação digna e respeitosa na Sagrada Liturgia.

Diante disso, para que não haja nenhuma dúvida acerca dos preparativos do Matrimônio, nós da Paróquia (CPP – Conselho de Pastoral Paroquial e CAE – Conselho para Assuntos Econômicos), apresentamos algumas normas que devem ser seguidas.

 

A)    AGENDAMENTO DE DATA E HORÁRIO

 

Este agendamento deve ser feito diretamente com Pároco através do telefone (73)9158-4986 e do email.: paroquiasaojoaobatista.trancoso@gmail.com

Antes de agendar qualquer compromisso com Pousadas e Hotéis, Cerimoniais e Assessoria, certifique-se da disponibilidade das datas da Paróquia, para que não haja nenhum imprevisto desagradável.

 

B)    DOCUMENTAÇÃO PARA PROCESSO MATRIMONIAL (isto para membros de nossa paróquia, ou seja, noivos que residam no território de nossa paróquia)

 

São necessários para a abertura do Processo Matrimonial:

 

# CERTIDÃO DE BATISMO (BATISTÉRIO)

 

Esta deve ser autêntica, com data não anterior a seis meses e assinada pelo Pároco e ou Administrador Paroquial da Paróquia onde a pessoa foi batizada.

OBS.: Certidão assinada pela secretária (o) da Paróquia não tem nenhum valor, logo não serve para o Processo Matrimonial.

 

# HABILITAÇÃO MATRIMONIAL (CASAMENTO CIVIL)

 

Se o Matrimônio for realizado com “Efeito civil”, ou seja, Contrato Civil e Sacramento feitos na Igreja ao mesmo tempo, os noivos devem trazer a Habilitação Matrimonial emitida pelo Cartório, para que o mesmo seja válido perante a Lei Civil.

 

No primeiro dia útil, após o casamento, é da responsabilidade de uma pessoa  diretamente ligada aos  noivos, entregar esse documento no cartório local , localizado na R. Principal, no shopping do Manezinho  para ser registrado .

 

# DOCUMENTOS E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

 

Cópias dos documentos pessoais dos noivos (RG e CPF) e de um comprovante de residência.

São necessários os números de telefone: fixo (dos noivos e da mãe da noiva) e celular dos noivos como também o e-mail.

 

# CERTIFICADO DE FREQUÊNCIA DO ENCONTRO DE NOIVOS

 

Este deve ser original, assinado pelo Pároco e ou Administrador Paroquial, juntamente com os responsáveis pela preparação de noivos da Paróquia.

 

# CERTIDÃO DE ÓBITO

 

Se o Matrimônio for de “Segundas Núpcias”, será necessário que a (o) viúva (o) traga a certidão de óbito do (a) cônjuge e também uma cópia.

 

C)    ORNAMENTAÇÃO DA IGREJA

 

Sendo nossa Igreja de São João Batista, tombada pelo IPHAN, pedimos:

 

*Não descaracterizar o interior ou a fachada da Igreja, colocando qualquer tipo de material que tire a originalidade da mesma.

 

* A decoração deve ser muito simples e discreta, acompanhando a índole do Sacramento do Matrimônio.

 

* Que sejam usadas flores e folhagens naturais, para que o Sacramento, sinal da vida a dois, seja bem celebrado.

 

*Não é permitido o uso de pregos, taxinhas, percevejos, grampos, cola, fita adesiva, ou outros similares para fixar arranjos nos bancos ou em qualquer outro local da Igreja.

 

*Não  cobrir as imagens da Igreja e principalmente o Sacrário.

 

*Não é permitido retirar nenhum objeto que compõem o espaço litúrgico, como por exemplo, a cadeira presidencial, o ambão, a credência, e outros.

 

*Não é permitido trocar as lâmpadas da Igreja para a celebração do casamento.

 

O piso da nossa Igreja é de tijolinhos assentados sem revestimento, pedimos que não se jogue arroz  nos noivos dentro e fora da Igreja, o que pode  levar  uma queda a um dos participantes da cerimônia.

 

Pedimos a gentileza de não conduzir a essa cerimônia, animais de estimação.

 

OBSERVAÇÃO:

A Coordenação da Paróquia se reserva no direito de retirar toda a decoração que não estiver dentro dessas normas.

 

D)     FILMAGEM E FOTOS

 

Os profissionais devem ter o máximo de cuidado para não atrapalharem os noivos e o assistente eclesiástico durante a realização do Sacramento.

Isso vale também para os parentes e amigos dos noivos que quiserem filmar ou fotografar a cerimônia.

 

E)     VESTUÁRIO

 

Nossa Igreja Matriz está localizada numa região litorânea, exatamente no Quadrado. É um lugar rústico e encantador. Diante disto, algumas pessoas acham que podem casar vestidos de “qualquer maneira”, isto é, de bermudas, shorts, camisetas regatas, e outros vestuários que não são apropriados para a ocasião.

Não é permitido o uso desse tipo de vestuário por parte dos noivos ou de qualquer outra pessoa que participará do casamento.

 

F)     ATRASO DOS NOIVOS E CONVIDADOS

 

Não será tolerado atraso, por menor que seja.

Como sugestão, sugerimos que os Noivos agendem  com o padre a hora certa para a realização da cerimônia e meia  hora  antes do horário do Padre com os  convidados.

 

G)    MÚSICAS

 

A escolha das músicas deve ser acordados entre  noivos, Padre e Ministério da Música da Paróquia.

 

Nesta pastoral temos vários instrumentos e vocais.

O coordenador da mesma  chama-se Edmilson (73) 8123-4861,  os noivos devem deixar acordado com ele as músicas  e o valor do trabalho desta equipe.

 

3.    DOAÇÕES À PARÓQUIA

 

A Paróquia São João Batista, como qualquer outra no Brasil e no mundo, precisa de manutenção e de materiais litúrgicos. Por isso é necessário que os noivos façam umadoação à mesma no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) que deve ser repassados cinco (5) dias antes data do casamento.

 

Esta doação deverá ser feita através de depósito bancário (na conta da Paróquia – Banco Bradesco Conta Corrente 045892-9 – Agência 3183) .

O CNPJ da paróquia consta no início deste documento.

É importante que esse documento de identificação seja enviado ao  e-mail da Paróquia (paroquiasaojoaobatista.trancoso@gmail.com) com o NOME LEGÍVEL DOS NOIVOS, para que a tesouraria do CAE,  tenha controle do  mesmo.

      VALORES SUJEITOS A ALTERAÇÃO    

Se tiver interesse neste serviço por favor solicitar disponibilidade para o coordenador de produção

   PARCEIRO AMORE   

AMORE Produções @2014

Carla Andrade / +55 73 9 91143430 / casamentoamore@gmail.com

Dolores Gatto / +55 73 9 9981 9251 / amoretrancoso@gmail.com